GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL AUTORIZAM INÍCIO DAS OBRAS DO METRÔ NO ABCD

Os governos estadual e federal assinam nesta sexta-feira (22/02) contrato com o Consórcio de empresas que construirá a linha 18-bronze do metrô, que ligará as estações Tamanduateí, na Capital, a São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também participarão do evento. Após a assinatura do contrato, a previsão é que as obras tenham início em dois meses.

Financiamento – Os prefeitos das três cidades – Luiz Marinho (PT), Carlos Grana (PT) e Paulo Pinheiro (PMDB) já confirmaram presença na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, às 10h.

A projeto terá verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), assim como do governo do Estado de São Paulo. A licitação, vencida pelo grupo ABC Integrado, prevê investimento de R$ 4,2 bilhões. Para acelerar a vinda do Metrô para o ABCD, a prefeitura de São Bernardo chegou a investir, com verba dos cofres municipais, R$ 1,3 milhão para a elaboração do projeto funcional.

Em sua primeira fase, a linha 18-Bronze terá 14,9 quilômetros de extensão, 13 estações e transportará aproximadamente 314 mil passageiros por dia, informou o Ministério do Planejamento, por meio de nota.

Atraso – O monotrilho na Região contará com 26 trens, um pátio, três terminais de integração e um estacionamento para trens ao longo da linha.

A licitação para a construção do metrô no ABCD esteve envolvida em imbróglio jurídico, após o edital foi impugnado no TCE (Tribunal de Contas do Estado) devido a solicitação de uma das empresas interessadas. O processo licitatório só foi destravado em julho deste ano.

 

Fonte: ABCD Maior

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *