CPTM APRESENTA REFORMA DA ESTAÇÃO SÃO CAETANO À PREFEITURA

A Estação São Caetano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passará por uma grande reforma a partir de 2014. O projeto básico foi apresentado por técnicos da empresa pública ao prefeito Paulo Pinheiro, em reunião no Palácio da Cerâmica, na manhã desta quinta-feira (12/12).

Segundo o cronograma da CPTM, a obra deve começar já no primeiro semestre de 2014 e ser finalizada em meados de 2016. A estimativa de investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões, custeados pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A ampla reforma inclui a instalação de escadas rolantes e elevadores, além de novas escadas fixas, atendendo critério universal de acessibilidade; mudança no local da bilheteria para a passagem de nível entre o Centro e o Bairro Fundação (atualmente fica na entrada lateral); cobertura em todas as plataformas de embarque/desembarque; modernização dos sistemas elétrico e hidráulico; e a construção de dois bicicletários, com 300 vagas no total – o serviço será gratuito.

A CPTM registra fluxo de 28 mil passageiros por dia na Estação São Caetano. A previsão é de que este número mais que dobre em 2025, quando deverão ser transportados 10 mil usuários por dia no sistema parador e mais 52 mil pessoas no Expresso ABC, projeto que visa encurtar o tempo de viagem entre a região e a Capital.

Expresso ABC – O Expresso ABC é um projeto da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos concebido para que os passageiros da região cheguem mais rapidamente à Capital. A previsão é de que a viagem entre Mauá e o Centro de São Paulo seja feita em apenas 24 minutos – atualmente leva aproximadamente uma hora.

Os trilhos serão paralelos aos da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra ao Brás. Para ganhar tempo, o Expresso ABC, pelo projeto original, fará paradas apenas em cinco estações: Mauá, Prefeito Celso Daniel, em Santo André, São Caetano, Tamanduateí (para integração com a linha 2-Verde do Metrô) e uma na região central de São Paulo ainda a ser definida. Não há prazo para o início de operação.

 

Fonte: ABCD Maior

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *